Utilidade Pública: Cuidado com a gordura trans!
Notícia

Notícia

Utilidade Pública: Cuidado com a gordura trans!

31 de Maio de 2023

Utilidade Pública: Cuidado com a gordura trans!

Já ouviu falar em gordura trans? Ela poder encontrada em pequenas quantidades nos alimentos de origem animal, ou produzida e adicionada a alimentos ultraprocessados, com o objetivo de prolongar sua validade e realçar características, como a crocância.

 

Até então, tudo certo. O problema é que a gordura trans aumenta os níveis do LDL-colesterol (conhecido como colesterol "ruim") e reduz o HDL-colesterol (conhecido como "bom"), elevando o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).

 

 

Nesse contexto, em 2022 a Anvisa publicou a Resolução n° 632, que dispõe sobre a restrição de uso de gorduras trans industriais em alimentos. Segundo a resolução, a quantidade de gordura trans nos óleos refinados e nos alimentos destinados ao consumidor final e aos serviços de alimentação, não podem exceder 2 gramas por 100 g de gordura total.

 

Além disso, estão proibidas “a produção, a importação, o uso e a oferta de óleos e gorduras parcialmente hidrogenados para uso em alimentos e de alimentos formulados com estes ingredientes”.

 

Vale ressaltar que os óleos refinados fabricados até 30 de junho de 2021 e que não atendem à resolução, poderão ser comercializados até o final dos seus prazos de validade.

 

Para conhecer a resolução na íntegra, acesso o link .


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.