Notícia
Tapete vermelho, flashes e... estereótipos?
17 de Fevereiro de 2025

Com muitos cliques e flashes, as celebrações dos grandes prêmios do cinema promovem paixões, mas também estereótipos. No tapete vermelho desfilam estrelas que servem de inspiração para milhares de pessoas. Mas que inspiração é essa e quais as consequências comportamentais que os profissionais da nutrição precisam estar atentos para não perpetuar estereótipos e sim promover saúde e qualidade de vida?
O pesquisador e consultor da campanha Nutrição Sem Estereótipos, Rodrigo Sanches, lembra uma situação inusitada que marcou a cerimônia do Grammy Awards 2025, ‘’Um casal chega à cerimônia sob os flashes dos fotógrafos. Ela, vestindo um casaco de peles. Em um jogo que parece ser encenado, ela tira o casaco e aparece praticamente nua. Ele continua vestido.’’ A noite teve seu foco nessa exposição corporal ofuscando o foco da premiação, que deveria ser a música.
Rodrigo também ressalta três estereótipos que contempla a cena e que estão presentes no Guia de Desconstrução de Estereótipos da ONU:
-
HIPERSSEXUALIZAÇÃO (hiperexposição do corpo feminino ou masculino com uma sensualidade exagerada)
-
PADRÃO DE BELEZA (demonstra um padrão de beleza inalcançável, definindo o corpo ideal, o cabelo perfeito)
-
OBJETIFICAÇÃO (personagem com função decorativa na narrativa ou comparado com um produto/objeto)
Nutricionista e atual conselheira do CRN-3 (2023-2026), Ericka Cuzziol explica porque a cena deve ter a atenção dos nutricionista no sentido de gerar reflexão sobre o trabalho no consultório, para entender como essa hipersexualização influencia as expectativas e a relação com a alimentação que os pacientes estabelecem.
“Os impactos psicológicos de tal efeito social podem ser melhor tratados na psicologia, mas no nosso consultório haverá a expectativa de esculpir o corpo, na busca de um resultado social. Precisamos estar conscientes para não perder de vista que nosso objetivo principal deve ser a saúde e o bem-estar desse paciente, antes de qualquer expectativa com relação às aparências.’’
Ericka também separou 3 dicas essenciais para o atendimento ao paciente:
-
Não frustre seu paciente, talvez levará tempo para guiá-lo através das expectativas e realidade dele;
-
Não conflite, cuidado com o futuro e longo prazo, a busca por tal corpo pode ser com um desejo imediatista, então vá sempre elucidando resultados pertinentes ao presente;
-
Não deixe-o esquecer que os resultados do futuro só surgem após ganhos e conquistas do presente.
A campanha Nutrição Sem Estereótipos tem o objetivo de fomentar uma cultura mais inclusiva e saudável, desafiando os estereótipos relacionados à alimentação e ao corpo. As grandes mídias têm grande influência nessas pressões estéticas e por isso é tão importante tratarmos do assunto, ainda mais quando uma cena como essa ganha destaque no noticiário.
Recentes
Mais notícias
II Fórum de Práticas Integrativas e Complementares do Fórum de Conselhos Atividades Fim da Sáude - SP

Pesquisa nacional quer saber mais sobre os desafios enfrentados por nutricionistas e cozinheiras na Alimentação Escolar

Tapete vermelho, flashes e... estereótipos?

Otimização na gestão com fechamento de cinco delegacias