Sistema CFN/CRN evidencia seu compromisso público em congresso
Notícia

Notícia

Sistema CFN/CRN evidencia seu compromisso público em congresso

02 de Agosto de 2023

Sistema CFN/CRN evidencia seu compromisso público em congresso

V Congresso Nacional discute avanços para nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética

 

Com debates cruciais para a categoria, incluindo a atuação profissional, os impactos da tecnologia, princípios éticos e a importância da governança pública, o Sistema CFN/CRN realiza o seu V Congresso Nacional de 31 de julho a 2 de agosto, com o tema “Avançar é preciso: como transformar missão em valor público?”. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e reúne conselheiros e empregados das áreas técnicas e administrativas. 

 

Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Élido Bonomo, salientou a conexão que o congresso proporciona e a constante busca por aprimoramentos nos serviços prestados pelo Sistema CFN/CRN. A palestra inaugural, intitulada “Educação, ciência e desafios do mundo atual - contextualização histórica dos desafios do nutricionista e da sociedade diante dos avanços tecnológicos”, foi ministrada pelo renomado historiador Odir Fontoura.

 

O segundo dia trouxe à tona os resultados de uma pesquisa promovida pelo CFN, focada no perfil da categoria, palestras sobre tecnologias na formação e atuação do nutricionista e discussões acerca das respostas a denúncias de exercício ilegal da profissão. A programação do congresso contemplou o papel do TCU em relação aos conselhos profissionais, explorando práticas de gestão e governança, além de discutir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A programação contou ainda com a apresentação de experiências exitosas dos 4 primeiros conselhos regionais: CRN-1, CRN-2, CRN-3 e CRN-4.

 

CRN-3 destaca estratégia e uso metodologia aplicada à rotina interna

Laura Alonso, vice-presidente do CRN-3, apresentou a mandala estratégica "O Conselho que faz bem e gera valor", estruturada em quatro pilares: inovação nas ações; gerenciamento de processos; crescimento com ética; e promoção do melhor desempenho. "Entre nossas iniciativas, destaco a implementação da metodologia Lean, que permitiu a realização da jornada do inscrito, mapeando e identificando o fluxo de contato dos recém-formados com o CRN-3, passando pela Jornada da Fiscalização, até a Jornada do Inscrito na atuação profissional. Esses projetos buscaram otimizar o fluxo interno, resultando em um atendimento mais ágil e agregando valor aos serviços prestados", compartilhou Alonso.

 

Inclusão e diversidade

A programação da manhã desta quarta-feira, 2, incluiu debates sobre como promover a valorização e integração do nutricionista em políticas públicas, além de discutir as relações de trabalho do profissional. À tarde, estão previstas sessões dedicadas a experiências exitosas dos demais regionais, bem como a palestra "Inclusão e diversidade - como podemos avançar para um Sistema mais acolhedor?" e a mesa-redonda "Relações político-institucionais do Sistema CFN/CRN".

 

Após o congresso, nos dias 3 e 4 de agosto, acontecerão encontros específicos para as áreas técnicas e administrativas do Sistema, incluindo tomadores de contas e contadores, assessores parlamentares, Unidades Jurídicas, profissionais de Tecnologia da Informação e administradores. Simultaneamente, será realizada a XI Jornada de Atualização Técnica dos Fiscais e o IX Seminário Nacional de Ética. 

 

Os eventos, que se configuram como espaços para a troca de experiências e enriquecimento da rotina interna no âmbito do Sistema CFN/CRN, proporcionam perspectivas voltadas à evolução do nutricionista e do técnico em nutrição em dietética e para uma sociedade mais saudável por meio da alimentação e nutrição. 


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.