Notícia
Pesquisa nacional quer saber mais sobre os desafios enfrentados por nutricionistas e cozinheiras na Alimentação Escolar
27 de Fevereiro de 2025

Com base nas respostas, Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) quer apoiar melhorias na implementação das diretrizes do PNAE
O Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) lançou a pesquisa "Conta Pra Gente Cozinheira e Nutricionista", um estudo nacional para mapear as condições de trabalho de nutricionistas e cozinheiras no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3) manifesta seu apoio à iniciativa e convida a todos os nutricionistas inscritos a participarem.
A pesquisa, realizada de forma online, visa identificar os desafios enfrentados por nutricionistas e cozinheiras para garantir uma alimentação escolar de qualidade, em conformidade com as diretrizes do PNAE. A iniciativa busca compreender diversos aspectos do trabalho desses profissionais, desde a infraestrutura disponível até a valorização profissional e as pressões exercidas por gestores.
"As pesquisas têm um papel importante de identificar as condições de trabalho das cozinheiras e nutricionistas para possibilitar o fornecimento de uma boa alimentação para os estudantes", afirma Débora Olímpio, assessora executiva e de pesquisa do ÓAÊ.
Para Andréa Bruginski, nutricionista e mestre em Saúde Pública com ampla experiência no PNAE, destaca a importância de mapear os desafios enfrentados pelos nutricionistas, considerando as diferentes realidades regionais. Ela aponta que ainda existe dificuldade na valorização do nutricionista, “há muita dificuldade na valorização do nutricionista, que quanto mais é competente no sentido de fazer cumprir as normativas do Pnae, mais é questionado pelos gestores”, expõe.
Na opinião de Bruno Raphael Leitão, cozinheiro escolar em Manaus (AM), “estruturas precárias, com espaço insalubre, falta de equipamentos e utensílios, falta de valorização profissional e pressão psicológica exercida pelos gestores das escolas” devem aparecer na pesquisa como obstáculos recorrentes.
Histórico de escuta junto a comunidade escolar
“As pesquisas Conta Pra Gente fazem parte da metodologia do ÓAÊ de escuta da comunidade escolar. Processos anteriores com agricultores, estudantes e conselheiros geraram resultados importantes para compreender a realidade de quem está na ponta, convivendo diariamente com o Pnae, as dificuldades enfrentadas e as potencialidades”, explica Luana de Lima Cunha, nutricionista da FIAN Brasil e integrante do núcleo executivo do ÓAÊ.
Outro estudo do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ), realizado em 2024, constatou que 64% das escolas brasileiras não possuem ou utilizam refeitório e 27% não possuem ou utilizam cozinhas. Com média de menos de duas cozinheiras/os por escola, totalizando pouco mais de 272 mil profissionais no país.
Os resultados da nova pesquisa devem contribuir para melhorar a qualidade da alimentação escolar, em conformidade com as diretrizes do PNAE e o direito humano à alimentação e nutrição adequadas.
O CRN-3 incentiva todos os nutricionistas a participarem da pesquisa "Conta Pra Gente Nutricionista", disponível online no site do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ). A participação de cada profissional é fundamental para fortalecer a categoria e garantir uma alimentação escolar mais saudável e justa para todos os estudantes.
Acesso o site da campanha e responda a pesquisa, aqui!
Recentes
Mais notícias
II Fórum de Práticas Integrativas e Complementares do Fórum de Conselhos Atividades Fim da Sáude - SP

Pesquisa nacional quer saber mais sobre os desafios enfrentados por nutricionistas e cozinheiras na Alimentação Escolar

Tapete vermelho, flashes e... estereótipos?

Otimização na gestão com fechamento de cinco delegacias