Notificação extrajudicial do CFN gera retratação da UNIMED Campinas
Notícia

Notícia

Notificação extrajudicial do CFN gera retratação da UNIMED Campinas

08 de Novembro de 2023

Notificação extrajudicial do CFN gera retratação da UNIMED Campinas

Operadora publicou informações equivocadas sobre a atuação dos nutricionistas.


No início do mês, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) enviou para a UNIMED Campinas uma notificação extrajudicial sobre conteúdo publicado nas mídias sociais e no blog “VIVER COM SAÚDE” – mantido pela operadora do plano de saúde – com alegações equivocadas sobre o que é orientação nutricional e quem pode fazer.

 

O texto destacava que “a consulta com este profissional (nutricionista) é indicada para pessoas que não têm nenhuma doença, alteração em exames ou queixas graves, mas que estão em busca de melhor qualidade de vida e desejam seguir uma alimentação mais saudável e balanceada”.

 

O CFN notificou a UNIMED Campinas, solicitando a imediata retirada da publicação, sendo prontamente atendido após análise do Conselho Técnico da UNIMED Campinas, fato comunicado nesta quarta-feira (8).

 

Vale destacar que a Lei 8.234/1991, que regulamenta a profissão do nutricionista, traz em seu artigo 3º, dentre as suas atividades privativas, ações de educação alimentar e nutricional voltadas às coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, além da assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

 

O nutricionista é o profissional no Brasil responsável pela alimentação e nutrição de pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, como também de pessoas que apresentam alguma doença em que a nutrição é fundamental para o adequado tratamento. 

 

EXAMES LABORATORIAIS

O conteúdo retirado pela UNIMED Campinas alegava que “o nutricionista não pode solicitar a realização de exames. Porém, o artigo 4º, inciso VIII da Lei 8.234/1991 destaca que a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico faz parte das atribuições dos nutricionistas.

Até hoje os planos de saúde se negam a cumprir a lei, obrigando o paciente se consultar com um médico apenas para pegar o mesmo pedido de exame. O CFN acompanha e atua na busca de apoio para aprovar o Projeto de Lei (PL) 5.881/2019, que acaba com esse desrespeito ao direito do consumidor.

 

Este PL está apensado ao PL 7.419/2006, que está no Plenário da Câmara dos Deputados e pode ser votado a qualquer momento. 

 

Os exames laboratoriais são ferramentas essenciais para o diagnóstico e tratamento nutricional preciso, além de garantir maior autonomia para o nutricionista. Por isso, o CFN faz um apelo para os mais de 200 mil nutricionistas em todo o país. Procure os deputados federais do seu estado e solicite a aprovação do PL 5.881/2019. O projeto é bom para a sociedade e bom para os nutricionistas!

 

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.