CRN-3 participa de discussão sobre alimentação escolar
Notícia

Notícia

CRN-3 participa de discussão sobre alimentação escolar

CRN-3 participa de discussão sobre alimentação escolar

Cada vez mais inserido em ações de políticas públicas voltadas à alimentação e nutrição, o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região participou na manhã desta quarta-feira, 22, do Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Estado dos municípios da grande São Paulo, realizado na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com a finalidade ampliar o diálogo com o órgão fiscalizador e valorizar a atuação do nutricionista.

 

Na mesa de abertura, Rosana Nogueira, presidente do CRN-3, ressaltou o trabalho do CAE e a importância do nutricionista para a sociedade em curto, médio e a longo prazo. “O nutricionista é um agente de transformação social e os que atuam diretamente no segmento de Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar proporcionam a introdução e a manutenção da educação alimentar e nutricional no sentido de contribuir com o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, fundamental para o processo de aprendizagem.”

 

Rosana Nogueira acrescentou, “além de acompanhar o estado nutricional dos alunos e a capacitar outros profissionais envolvidos na alimentação escolar, a presença do nutricionista no PNAE possibilita uma operacionalização adequada em todas as etapas do programa de alimentação escolar, favorecendo a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, que constituem um grande problema de saúde pública”.

 

O evento contou com as participações do secretário de educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, do presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Marcelo Colonato, da nutricionista Fernanda Menezes, responsável técnica da Secretaria Municipal de Educação/Codae, e das conselheiras do CRN-3 Jeanice de Azevedo e Legiane Rigamonti, que também é conselheira do CEAE/SP.

 

Na programação do encontro voltado aos conselheiros municipais, nutricionistas da rede estadual e municipal, dirigentes de ensino e responsável técnico da alimentação escolar, Legiane falou sobre atuação no CAE, Jeanice abordou a importância da conexão entre o CAE e o nutricionista do PNAE e Fernanda discorreu sobre a agricultura familiar.

 

Conselho de Alimentação de Escolar 

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, no mínimo, 7 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo, representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

 

Os CAEs têm como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.