Retrospectiva 2020
Notícia

Notícia

Retrospectiva 2020

26 de Fevereiro de 2021

Retrospectiva 2020

Este material "Retrospectiva 2020 - um ano de gestão" faz parte da edição 20 da Revista CRN-3, publicada hoje, em 26 de fevereiro de 2021.  

Comissão de Fiscalização

Conforme previsto no Plano de Metas da Comissão de Fiscalização para 2020, iniciamos em janeiro com a equipe de Nutricionistas Fiscais, realizando as visitas fiscais de rotina para Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética(TNDs), convocando novas pessoas jurídicas para se inscreverem no Conselho e apurando as denúncias recebidas. Estava previsto para o primeiro trimestre o Projeto de Visitas Fiscais em ILPI – Instituições de Longa Permanência para Idosos, com o objetivo de coletar dados do trabalho realizado por Nutricionistas, orientar sobre as finalidades do CRN-3, legislações envolvidas e demais orientações necessárias e, ainda, comparar com os dados obtidos no projeto realizado em 2018 (atividades obrigatórias /indicadores qualitativos). No período de janeiro a março, foram realizadas 2120 visitas fiscais nos diversos segmentos de atuação, sendo que 610 visitas estão relacionadas ao projeto em ILPI. 

Porém, no dia 20 de março fomos surpreendidos com a informação, que os nossos trabalhos seriam interrompidos presencialmente, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid- 19).  E assim, todos os funcionários do CRN-3 passaram a trabalhar home office e todas as ações previstas pela Comissão, tiveram que ser adaptadas à nova realidade.                               

A Comissão passou a se reunir semanalmente por vídeoconferência e preocupada em entender como a categoria estava enfrentando a pandemia e também comprometida em acolher os profissionais neste momento, e tendo em vista a impossibilidade da realização de visitas fiscais, elaborou o Projeto COm VIDa na Pandemia com o objetivo de coletar dados, por meio de aplicação de questionário, via telefone, sobre o trabalho desenvolvido pelos Nutricionistas, e, assim, obter um diagnóstico situacional e orientar sobre as ações e documentos de apoio do Sistema CFN/CRN e de demais órgãos competentes. 

Em maio de 2020, iniciamos a fase I com Nutricionistas atuantes em Alimentação Escolar (pública e privada), Hospitais e Instituições de Longa Permanência para Idosos, uma vez, que a princípio eram os segmentos onde os Nutricionistas estavam tendo mais dificuldades na atuação, em virtude da pandemia.

Em seguida, em julho, fomos para a fase II do Projeto aplicando os questionários com Nutricionistas atuantes em Consultórios, Alimentação Coletiva, NASF (Núcleo Ampliado Saúde da Família) e também com os Técnicos em Nutrição e Dietética; destacamos que em relação ao projeto com os TNDs, foi realizado em dois momentos, sendo que no primeiro, o questionário foi enviado por SMS (Google Form) e, posteriormente, foi aplicado via telefone, pela equipe de Fiscais.

Na fase II, ampliamos o Projeto para atender as Pessoas Jurídicas, com o objetivo de coletar dados sobre o trabalho desenvolvido pelas empresas inscritas no CRN-3, divulgar as ações e documentos técnicos elaborados pelo Sistema CFN/CRN e demais órgãos competentes, para apoio aos profissionais. .

Na fase III do Projeto, em setembro, aplicamos com Nutricionistas atuantes em Assessoria e Consultoria. Em dezembro, já na fase IV, aplicando os questionários com profissionais sem vínculos empregatícios informados no CRN-3. 

Ressaltamos, que no período de 6 meses de realização do Projeto Com VIDa na Pandemia, foram aplicados em torno de 10.270 questionários com Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética. Com os dados coletados, além de realizar um diagnóstico situacional de cada segmento, a Comissão de Fiscalização está desenvolvendo planos de ações para intervenção junto aos profissionais e gestores, no sentido de maior valorização da categoria. Consideramos esta ação muito positiva, pois conseguimos atingir profissionais nas mais distantes regiões dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que se sentiram acolhidos com a ação do Conselho.  Outro ponto de destaque do Projeto COm VIDa é que outros Regionais, usaram o nosso modelo, para aplicação com seus profissionais. 

Em outubro, retornamos as atividades presenciais, e em novembro voltamos de forma gradual a realização de visitas fiscais em atendimento as denúncias e continuamos com o Projeto COm VIDa.

A Comissão também realizou outras atividades: em abril, foram enviados 726 ofícios nominais aos secretários municipais e estaduais (SP e MS) informando sobre a importância da disponibilização de EPI – Equipamentos de Proteção Individual aos Nutricionistas e TND; e no decorrer do ano, seguimos o Plano de Metas, com a realização dos  Fóruns Regionais, e do curso de capacitação para Nutricionistas no segmento comercial; Lives sobre resoluções do CFN; publicação da cartilha digital "Boas práticas para atuação do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética na retomada das atividades profissionais (Covid-19)" e material orientativo sobre a Resolução CFN 656/2020, que dispõe sobre suplementos alimentares; elaboração de conteúdo para divulgação de Posts;  Materiais técnicos orientativos com perguntas e respostas sobre o e-Nutricionista; vídeos explicativos, entre outras ações. 

Destacamos ainda, as palestras orientativas do CRN-3 aos formandos do curso de graduação e do curso técnico, que neste período da pandemia, passaram a ser realizadas pelos Nutricionistas Fiscais, de forma online e até o momento, foram feitas mais de 180 palestras, atingindo mais de 6 mil alunos.

Esta Comissão reforça o compromisso para 2021 - continuar cumprindo a Política Nacional de Fiscalização do Sistema CFN/CRN, que como objetivos, viabilizar a fiscalização do exercício profissional de Nutricionistas e de Técnicos em Nutrição e Dietética, das pessoas jurídicas e dos gestores públicos que exercem atividades na área de Alimentação e Nutrição;  assegurar que a atenção alimentar e nutricional ao indivíduo e à coletividade seja prestada por profissionais habilitados; buscar de forma permanente a qualidade dos serviços relacionados à alimentação e nutrição e orientar os profissionais para a melhoria contínua da qualidade dos serviços, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos e da coletividade. 

 

Comissão de Ética  

Em março de 2020, assim que foi decretado o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia de Covid-19, observou-se um aumento significativo dos questionamentos relativos aos Códigos de Ética das Profissões de Técnico em Nutrição e Dietética e Nutricionistas. A equipe do Setor de Ética, com os demais setores do CRN-3, mobilizou-se para atender todas as demandas e esclarecer as dúvidas recebidas pelos canais de comunicação do CRN-3. 

De maneira remota, foram desenvolvidas estratégias para responder todos os questionamentos sobre a Portaria MS nº639/2020 - (obrigatoriedade de se inscrever no cadastro do Programa “O Brasil Conta Comigo” do Ministério da Saúde).

Diante das imposições do distanciamento social, o Sistema CFN/CRN regulamentou a possibilidade do atendimento não presencial na Resolução CFN nº 646/2020, que autorizou a assistência nutricional por meio não presencial até 31 de agosto de 2020. (Hoje estabelecido até o término da pandemia).

Entretanto, para dirimir as dúvidas sobre o atendimento não presencial, a Comissão de Ética realizou, em 17 de abril, uma Live e dirimiu as pricipais dúvidas dos profissionais. Posteriormente, o Setor de Ética elaborou uma cartilha de apoio com orientações para Assistência Nutricional não presencial facilitando o entendimento da resolução e a aplicação de práticas nesta modalidade de atendimento.

Mesmo diante destas prioridades, as denúncias recebidas continuaram sendo apuradas, e até o início de dezembro, a Comissão de Ética constatou que 173 profissionais cometeram infração ética e necessitaram ser orientados para adequação de conduta. Para isto, foram enviados ofícios aos denunciados contendo a infração cometida, orientação, solicitação de adequação, e concessão de prazo para adequação da conduta. 

A equipe do Setor de Ética participou de atividades de apoio às ações do CRN-3 e do CFN, nas discussões que fomentaram a elaboração da Resolução CFN nº 6679/2021, regulamentando o Exercício das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) 

Inovação na ação orientadora: a Comissão de Ética visando ampliar seu papel orientador, acreditou na realização de dois grandes eventos como temas de interesse da categoria: 

Tema 1 - Palestra “Efeitos dos discursos das novas dietas, corpo e mídia. Queremos construir algo diferente? ”

Neste evento, realizado em 31 de julho de 2020, debateu-se sobre o uso das mídias sociais com Prof. Dr. Rodrigo Sanches, que suscitou a reflexão dos Nutricionistas e TND quanto ao uso das mídias sociais de maneira responsável, uma vez que é significativo o número de infrações disciplinares cometidas pelo uso desse meio.  

Tema 2 - Evento de “Aprimoramento: Ética Profissional no Curso de Nutrição

Diante da iniciativa da Comissão de Ética com a colaboração da Comissão de Formação Profissional, iniciou-se em 4 de setembro de 2020 o evento com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista e fortalecer o ensino da ética na graduação.

Foram realizados 8 encontros online (7 com docentes com 1 com discentes) que tiveram como proposta a discussão de casos éticos hipotéticos, onde os participantes puderam analisar estes casos à luz do Código de Ética e de Conduta do Nutricionista.

Os encontros permitiram a ampliação dos debates sobre novas dinâmicas para abordar o componente curricular de Ética Profissional na graduação de nutrição. O evento contou com a participação de quase 500 inscritos, de 38 Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Palestras para IES, Escolas Técnicas e Hospitais

Reforçando ação orientadora foram realizadas 20 palestras online, a convite de Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas e Hospitais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Comissão de Comunicação

Dentre os objettivos desta Comissão, estão:  

• Elaborar informativos para divulgação das ações do Conselho Federal de Nutricionistas e dos Conselhos Regionais, e de matérias de interesse das entidades de classe da área de alimentação e nutrição;

• Providenciar atualização das informações de interesse no site e redes sociais do CRN-3;

• Estabelecer contatos regulares com a imprensa nacional e regional, divulgar ações da área de alimentação e nutrição em geral; 

• Organizar campanhas publicitárias e de marketing;

 

Comunicação em números

Newsletter

Total enviadas= 133

Total de e-mails atingidos= 1.575.024

 

SMS 

22 mensagens enviadas

Total de inscritos alcançados: 128.666 números de celular

 

Produção de cartilhas

Foram publicadas as cartilhas digitais:

1 – Boas Práticas

2 – Assistência, avaliação e diagnostico nutricional não presencial durante a pandemia do Coronavírus

3 – Material orientativo sobre a nova resolução de suplementos alimentares

 

Relatório de Gestão

Produzido a arte e layout do relatório de gestão 

 

Inserções na mídia

196 inserções (rádio, televisão, jornais e portais de notícias) com artigos assinados, sugestões de fonte com orientações ligadas ao universo da Nutrição e pautas de interesse da categoria.

 

Postagens

No período de 19/02/2020 a 09/12/2020 realizamos 333 postagens nos canais do Instagram e Facebook

Seguidores do Instagram:  56.200

Seguidores do Facebook:   58.022

 

Youtube

Inscritos no canal: 9.510 

Edição de vídeos que foram publicados no canal do Youtube – 27 vídeos

 

Lives

Realizamos 15 Lives com 45.563 visualizações 

 

Mensagens respondidas nas redes sociais

1624 mensagens

 

Comissão de Políticas Públicas

O ano de 2020, ano da Pandemia Sars Cov 2, trouxe muita ansiedade, medo, dor, perdas, uso de máscara e distanciamento físico entre nós. Enfim, uma reviravolta no mundo, no modo de viver, trabalhar, agir, pensar, nas rotinas cotidianas, um mergulho de cabeça no mundo digital.

A saúde foi a principal prioridade, lançando luz para a necessidade de Alimentação saudável e adequada para fortalecer o organismo com vistas à prevenção da Covid-19, ressaltando a relevância dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética na implementação de Políticas Públicas que protejam a sociedade. 

Nesse cenário, o CRN-3 por meio da Comissão de Políticas Públicas, juntamente com seus  funcionários, representantes externos, assessor parlamentar e conselheiros,  buscou soluções, se reinventou, e de forma remota, com o objetivo de manter-se próximos, sempre ao lado dos Nutricionistas e dos Técnicos em Nutrição e Dietética, estiveram  atentos às oportunidades e ameaças que esse momento de incertezas trouxe à cada um de nós. Na defesa da população e dos profissionais que ajudam e promovem as transformações necessárias para uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva, num planeta mais sustentável.

Estamos em constante articulação política, com entidades diversas  e também com o  Sistema CFN/CRN, concentrando  esforços principalmente no sentido de identificar e qualificar projetos de leis de âmbito federal, dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e respectivos municípios, referentes à Alimentação e Nutrição, que representem ameaças ou que possam fortalecer a atuação profissional dos Nutricionistas e dos Técnicos em Nutrição e Dietética e assim, garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável  para a sociedade. Esta Comissão atuou também oferecendo sugestões para aprimorar normas expedidas por entidades dos Poderes Executivos, a exemplo de resoluções que regulamentam a Alimentação Escolar. 

Ao longo de 2020 foram realizadas reuniões com representantes do  Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) para alinhamento sobre as estratégias de articulação política a serem realizadas junto aos parlamentares buscando apoio aos temas importantes para a categoria. Dentre eles, destacamos o PL 5881/2019 – que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, para incluir, na cobertura de atendimento ambulatorial, os exames complementares solicitados por Nutricionistas, quando necessários ao acompanhamento dietoterápico; o PL 5056/2013 – que dispõe sobre a profissão do Técnico em Nutrição e Dietética; o PL 961/2019 – que determina a inclusão obrigatória do Nutricionista nas equipes da Estratégia Saúde da Família; o PL 6272/2019 – que consolida, em Lei, alterações ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) já adotadas pela FNDE. O CRN-3, juntamente com o CFN, além de mobilização política tem apresentado notas técnicas e contribuições diversas para que estes projetos se transformem em leis.

Vale destacar “A Carta Aberta” que enviamos a milhares de candidatos a prefeitos e vereadores que concorreram nas eleições municipais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, conclamando para que suas propostas, ações de governo e iniciativas legislativas contemplem a implementação de políticas para garantia do direito humano a alimentação e nutrição adequadas. Por esta ação recebemos várias manifestações de apoio dos candidatos, que se comprometeram a inserir nossa pauta em suas agendas. Em 2021, daremos continuidade reforçando junto aos prefeitos e vereadores eleitos nossas reivindicações.

Realizamos também, com as 29 Nutricionistas Representantes do CRN-3 em Fóruns Externos, três encontros para estreitar o relacionamento, oferecer maior suporte e acompanhar as atividades realizadas referentes as Políticas Públicas que envolvem Alimentação e Nutrição. 

E ainda, no mês de agosto, ocorreu o encontro virtual com Nutricionistas, com o tema “Atuação do Nutricionista no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) por entendermos que precisamos discutir mais sobre a inserção do profissional na Saúde Coletiva, principalmente na Atenção Primária à Saúde.

Por fim, esta Comissão reforça para 2021 o compromisso pela busca ativa de autoridades e representantes políticos para interlocução na defesa da sociedade, visando apoiar a atuação e ampliar a inserção do Nutricionista na elaboração, implementação e monitoramento das políticas públicas de Alimentação e Nutrição e Segurança Alimentar.  

 

Comissão de Eventos 

Inovar: este foi o desafio da Comissão de Eventos que buscou continuar entregando projetos e ações de qualidade em 2020. Por meio de plataformas como Google Meet, Youtube, StreamYard e Instagram, foi possível adaptar os eventos programados e criar novos para o formato online, permitindo a aproximação dos inscritos mesmo em meio aos inúmeros eventos online oferecidos nas redes.

Como o objetivo de atender as demandas de eventos de todas as comissões do conselho, a equipe operacionalizou entre outras atividades, o envio de convites, a confirmação de inscrições, disparos do link de acesso, o acesso às plataformas digitais, emissão de certificados, e a avaliação dos pós evento, visando aperfeiçoamento contínuo nesta nova modalidade de eventos.

No ano de 2020, mantendo a tradição de comemorarmos o dia do Nutricionista e do TND, utilizamos as plataformas digitais para Homenagear os profissionais com lives temáticas alusivas denominadas “ Sim, eu sou técnico em Nutrição e dietética” e “ O que você Alimenta”.

Na comemoração do dia do Técnico em Nutrição e dietética que ocorreu em junho/2020, trouxemos 4 Técnicos em Nutrição e dietética que foram entrevistados por conselheiras tem a mesma formação e estes apresentaram suas trajetórias na profissão, de maneira emocionante

Para a comemoração do Dia do Nutricionista, contamos com a presença do Psicólogo Marcelo Oliveira que realizou uma palestra trazendo a reflexão sobre o tema “ O que você Alimenta”, ressaltando o sentimento de valorização da atuação do Nutricionista, para reforçar o alcance deste propósito contamos com depoimentos de clientes, pacientes e personalidades que gravaram vídeos destacando a importância do Nutricionistas em suas vidas. 

 

Comissão de Licitações

A Comissão de Licitações – CL é responsável pelo planejamento e execução dos processos de licitações, pregões e chamadas públicas realizadas no âmbito do CRN-3. Atua em consonância a Lei Federal nº 8.666/1993 e a Lei Federal nº 10.520/2002, assim como em suas alterações, e deliberações do Tribunal de Contas da União – TCU, cumprindo efetivamente os princípios da Administração Pública.

De fato, as licitações, em suas diversas modalidades, acontecem de forma pública para aquisição de bens e serviços em repartições públicas do país inteiro, independentemente do valor estimado, sem distinção entre os interessados. No CRN-3 não foi diferente, o procedimento licitatório para aquisição de bens ou contratação de serviços ocorreu, especialmente neste período de pandemia. 

A finalidade desse procedimento é garantir a imparcialidade na seleção da proposta que apresentar o menor preço, com a melhor qualidade de objetos e serviços, considerando o que foi descrito e publicado, no caso, pelo CRN-3, atendendo os princípios da administração pública: a moralidade, a probidade, publicidade, competitividade, a promoção do desenvolvimento sustentável, viabilizando maior economia ao Conselho. 

A Comissão de Licitações conta com o suporte dos Setores Financeiro e Jurídico, mediante as deliberações nas fases internas e eventualmente, externas dos processos licitatórios.

Neste ano de 2020, até o momento foram realizadas:

 

 

Atividades

 

Reuniões

Licitações em andamento

Confecção de edital

Processos administrativos

Pregões aberto

Adesões 

   

 

Quantidade

 

05

04

07

34

03

01

Outras atividade 

Orientação aos gestores e fiscais de contrato

Publicações: Portarias, Contratos, Editais entre outros.

Inclusões e Registro no Comprasnet

Participações em Cursos/Eventos

Cada ação está atrelada as regulamentações legais e apesar do assunto ser complexo, está detalhado no site do CRN-3 no ícone "Transparência

 

Comissão de Formação Profissional

 

  • Encontro com os coordenadores: Os desafios da docência e da formação profissional em tempos de Covid-19

Objetivos: Oportunizar a troca de experiências e informações quanto as dificuldades enfrentadas pelos docentes e coordenadores durante a pandemia do Covid-19.

Formato: Convite a representantes das Instituições: UNICAMP, UNIFESP, MACKENZIE, PUC-CAMPINAS e UNIFRAN. Foram realizadas perguntas para que possibilitem aos convidados demonstrarem as ações realizadas para o enfretamento dos problemas relacionados a formação durante a crise por meio de um debate. Foi encaminhado convite a todos os coordenadores de instituições que ofertem o curso de graduação em Nutrição em SP e MS, que os coordenadores receberão questionário sobre o tema para nortear a atividade

Temas norteadores:

1- Como interagir nas atividades virtuais – quais são os recursos que estão sendo utilizados? Como tem sido o acesso digital dos professores e alunos? 

2- Como tem sido o acolhimento aos professores e alunos? 

3- Como tem sido o processo avaliativo? Quais são os pontos de atenção? 

4- Sobre as atividades práticas – quais as alternativas para conteúdos práticos dentro de componentes teóricos? quais as alternativas para componentes essencialmente práticos? 

5- Sobre os estágios obrigatórios – quais são as alternativas? qual o impacto na formação do aluno? o que temos como normativas

6- Sobre a retomada – como deverá ser o “novo normal” – como será a articulação para colocarmos todos os estagiários nos locais; campanha de engajamento para as vagas de estágios.

  • Grande demanda de questionamentos, tanto de docentes, coordenadores e estudantes de nutrição em relação aos estágios remotos, a segurança e qualidade da formação, a Comissão de Formação Profissional do CRN3 fez carta resposta que refere: 

Portaria nº 544 de 17 de março de 2020, Resolução CNE 05 2001, que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Nutrição 

Lei Federal 11.7888 de 2008

Recomendações publicadas pelo CFN para estágios e atividades práticas discentes durante a pandemia do novo coronavírus, 

Posicionamento dos Centros Acadêmicos de Nutrição e da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN) sobre a possibilidade de Estágio Remoto diante da pandemia de Covid-19. 

Nota do Fórum dos Conselhos de Federais da Área da Saúde (FCFAS)

  • Vídeo gravado com a Dra. Irene Coutinho com perguntas e respostas

Estágios obrigatórios e a formação do Nutricionista

1ª) Como funciona ou como é regulamentada a obrigatoriedade dos estágios?

2ª) No cenário de pandemia os estágios obrigatórios podem acontecer de forma virtual? E quem decide isso?

3ª) Qual é o papel do CRN em relação a todo esse cenário?

4ª) Qual é o posicionamento dos órgãos de classe da nutrição e área da saúde? Contrários ou a favor? E por quê?

5ª) Como eu administro as minhas angústias sobre esse cenário, agora que estou prestes a me formar?

  • Enviamos ao mesmo tempo para os coordenadores com carta explicativa e as perguntas e respostas
  • Nos dias 3 e 8/07 postamos vídeos com depoimentos de egressos de SP/MS enfatizando da importância de estágios no ambiente de trabalho.
  • Aprimoramento dos Nutricionistas:

“A HORA DO C.H.A. - Conhecimento, Humanidade e Atitude”

Data: 29/06 a 06/07

Horário: 16:00 – 18:00 horas

Tema geral: Atuação do Nutricionista em tempos de isolamento social: criando na crise.

Objetivos: Oportunizar conhecimento científico aos nutricionistas nas diversas áreas de atuação (exceto ensino, pesquisa, extensão que contou com evento específico), além de abrir espaço para a construção conjunta de novas possibilidades, ideias frente ao cenário inédito vivido.

Formato: Mesa Redonda por área de atuação. Para cada área de atuação abaixo mencionada, um conselheiro (mediador) e entre 2 a 4 profissionais da área, apresentações com a estrutura da CNV (Comunicação não violenta)

- Que bom que: Celebração, o que é bom e está dando certo

- Que pena que: Enlutamento, o que não deu certo, está faltando

- E se? – possibilidades futuras o que podemos construir juntos como categoria

Áreas de atuação:

  • Nutrição e Alimentação Coletiva 
  • Alimentação Coletiva: Segmento Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição em Saúde Coletiva
  • Nutrição em Esportes e Exercício Físico
  • Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos

2° semestre:

  • II Encontro de coordenadores e docentes dos Cursos de Graduação: Os desafios da docência e dos estágios obrigatórios em tempos de COVID 19

Data: 18/08/2020

Horário: 16:00 – 18:00 horas

Tema: Os desafios da docência e dos estágios obrigatórios em tempos de COVID 19

Objetivos: Oportunizar a troca de experiências e informações quanto as estratégias estabelecidas nos estágios obrigatórios.

Formato: Representantes de 4 Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, serão convidadas a participar e trocar experiências sobre os estágios obrigatórios. Perguntas encaminhadas no convite servirão de balizadores para o debate. 

Será um evento fechado e o convite através de Newsletters para todos os coordenadores de instituições que ofertem o curso de graduação em Nutrição em SP e MS. Cada coordenador poderá convidar 2 docentes.

Após a abertura oficial do evento, terá apresentação (membro da Comissão) técnica orientando, mostrando os papeis de cada agente (MEC, Conselho, IES) e as decisões nas esferas Federal, Estadual e Municipal.  

Durante o evento, a Comissão de Formação Profissional, através do Google Forms lançará uma pergunta aos coordenadores e docentes participantes que será tabulada e devolvida para discussão.

Perguntas norteadoras:

1- Como está sendo a articulação para os estágios com os estudantes, mantenedora e parceiros?  

2- Quais os pontos estão sendo considerados para a retomada ou continuidade dos estágios? 

3- Como manter a aprendizagem significativa nesses tempos? O que não é possível abrir mão na formação dos estudantes? 

  • I Encontro de Coordenadores e Docentes dos Cursos Técnicos de Nutrição e Dietética 

Data: 20/08/2020

Horário: 16:00 – 18:00 horas

Tema geral: Os desafios da docência e da formação profissional em tempos de Covid-19.

Objetivos: Oportunizar a troca de experiências e informações quanto às dificuldades enfrentadas pelos docentes e coordenadores durante a pandemia do Covid-19.

Formato: Representantes de 4 Instituições com Cursos Técnicos de Nutrição e Dietética, do Estado de São Paulo e Estado de Mato Grosso do Sul, serão convidados a participar e trocar experiências sobre as dificuldades enfrentadas na docência durante a pandemia. Perguntas encaminhadas no convite servirão de balizadores para o debate. 

Será um evento fechado e o convite enviado através de Newsletters para todos os coordenadores de Instituições que ofertem Cursos Técnicos em Nutrição e Dietéticas em SP e MS. Cada coordenador poderá convidar 2 docentes.

Durante o evento, a Comissão de Formação Profissional, através do Google Forms lançará uma pergunta aos coordenadores e docentes participantes que será tabulada e devolvida para discussão.

Perguntas norteadoras:

1- Como interagir nas atividades virtuais – quais são os recursos que estão sendo utilizados? Como tem sido o acesso digital dos professores e alunos? 

2- Como tem sido o acolhimento aos professores e alunos? 

3- Como tem sido o processo avaliativo? Quais são os pontos de atenção? 

4- Sobre as atividades práticas – quais as alternativas para conteúdos práticos dentro de componentes teóricos? quais as alternativas para componentes essencialmente práticos? 

5- Sobre a retomada – como deverá ser?

  • Aprimoramento dos Técnicos em Nutrição e Dietética: 

“A HORA DO C.H.A. - Conhecimento, Humanidade e Atitude”

Data:  22 e 24.09.2020

Horário: 16:00 – 18:00 horas

Tema geral: Atuação do Técnico em Nutrição e Dietética em tempos de isolamento social: criando na crise.

Objetivos: Oportunizar conhecimento científico aos técnicos nas diversas áreas de atuação, além de abrir espaço para a construção conjunta de novas possibilidades, ideias frente ao cenário inédito vivido.

Formato: Mesa Redonda por área de atuação. Para cada área de atuação abaixo mencionada, um conselheiro (mediador) e entre profissionais da área, apresentações com a estrutura da CNV (Comunicação não violenta)

- Que bom que: Celebração, o que é bom e está dando certo

- Que pena que: Enlutamento, o que não deu certo, está faltando

- E se? – possibilidades futuras o que podemos construir juntos como categoria

Áreas de atuação:

  • Nutrição e Alimentação Coletiva 
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição em Saúde Coletiva
  • Nutrição na Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos

E apresentação do Projeto Com VIDa

  • CRN-3 Jovem 

3 encontros

Objetivo: Aproximar os estudantes de Nutrição do Sistema CFN/CRN buscando orientar e atender expectativas inerentes ao exercício profissional 

Encontro em 2.09.2020

Apresentação:

Objetivos do programa CRN3 Jovem

Estrutura, conselheiros, e corpo técnico do CRN-3 

Coordenadores das Comissões apresentam o objetivo principal das comissões

Levantamento das informações, e preenchimento do mapa de exploração do CRN3

Modelo do programa

• Organização dos estudantes em grupos 7 grupos, sendo 6 grupos de Nutricionistas e 1 Grupo de TND

• Diretrizes para a composição – IES de diferentes categorias (Privada e Pública), Estados diferentes (SP / MS).

• 95 inscritos (74 discentes de Nutrição de SP, 16 discentes de nutrição de MS e 5 discentes de Técnicos) 

• 6 grupos de nutricionista com 15 participantes e 1 grupo de TND com 5 discentes.

Encontro em 03.11.2020

Apresentação dos principais achados. Cada grupo apresentará uma parte do mapa da exploração que será sorteada.

Produto final: os grupos deverão produzir um ebook, para reproduzir e multiplicar as principais informações apreendidas na experiência do programa.

Encontro em 11.12.2020

Apresentação:

Código de ética e Conduta do Nutricionista – Fluxo do processo disciplinar

Responsabilidade Técnica

Resolução 600 e Resolução 605 – 

Dinâmica com a divisão de 5 salas, com as áreas de atuação do nutricionista conforme as resoluções. Perguntas especificas de acordo com a área de atuação e volta para sala principal. Relatora apresenta o que foi discutido.

  • Ação conjunta Comissão de Ética e Comissão de Formação Profissional

Aprimoramento: Ética Profissional no Curso de Nutrição. - Docentes

Data: 04.09 a 02.10.2020

Horário: 16:00 – 18:00 horas

Tema geral: Ética Profissional no Curso de Nutrição.

Objetivos: Aprimorar o conhecimento sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista para fortalecer o ensino da ética na graduação

Formato: Docentes das IES do Estado de São Paulo e Estado de Mato Grosso do Sul, foram convidados a participar para discutir os capítulos do Código de Ética e Conduta do Nutricionista. Perguntas encaminhadas no convite serviram de balizadores para o debate. 

Foi um evento fechado e o convite enviado através de Newsletters para todos os coordenadores de Instituições de Ensino Superior de SP e MS. Cada coordenador pode convidar 1 docente.

Aprimoramento: Ética Profissional no Curso de Nutrição. – Docentes

O Evento Aprimoramento Ética Profissional no Curso de Nutrição realizado com os docentes das IES, no período de 04/09/2020 à 02/10/2020 teve sua continuidade junto aos discentes;

Data: 18.11.2020

Horário: 15:00 – 18:00 horas

Tema geral: Ética Profissional no Curso de Nutrição.

Objetivos: Aprimorar o conhecimento sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista para fortalecer o ensino da ética na graduação.

 

 


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.