Notícia
Nutrição e alimentação para além da busca do corpo magro
21 de Maio de 2024
Conselho cria campanha para minimizar os impactos causados pelas estratégias de marketing digital que estimulam a utilização de “prova social”
Em uma sociedade cada vez mais influenciada pela busca da beleza e do padrão de corpo magro, o cuidado com a alimentação e nutrição, aliado às práticas integrativas, emerge como uma abordagem essencial para promover hábitos saudáveis e equilibrados.
A nutricionista Rosana Nogueira, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3), diz que a nutrição não pode ser vista como um instrumento de formatação corporal, ignorando sua importância fundamental para a saúde. "A formação do nutricionista vai além da simples contagem de calorias, mas está sobretudo na compreensão e abordagem dos diversos aspectos que influenciam os hábitos alimentares das pessoas", destaca.
Ao considerar a integralidade das práticas do cuidado, é fundamental compreender que a alimentação não se limita apenas à ingestão de alimentos, mas é moldada por uma série de fatores, incluindo sistemas alimentares, condições socioeconômicas, culturais e ambientais. Esta abordagem mais abrangente reconhece que a saúde e a alimentação são influenciadas por um ecossistema complexo de elementos inter-relacionados.
O assunto é tão relevante para a saúde e bem-estar da população que será abordado no maior congresso de Nutrição da América Latina – o Conbran, que ocorrerá de 21 a 24 de maio, em São Paulo. O evento reunirá pesquisadores de todo o país para discutir a integralidade das práticas do cuidado em alimentação e nutrição.
Campanha NSE
Ainda no Congresso Brasileiro de Nutrição ocorrerá o lançamento oficial da campanha Nutrição Sem Estereótipos (NSE), organizada pelo Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, que congrega mais de 70 mil profissionais inscritos.
"A NSE vai de encontro à narrativa da busca pelo corpo 'perfeito', em detrimento da saúde, e visa conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre a necessidade de reflexão acerca dos padrões de beleza e dietas da moda, sem evidências científicas, expostos nas redes sociais, representando um grande perigo para as pessoas", pondera Nogueira.
A campanha Nutrição Sem Estereótipos é voltada para promoção da saúde e educação alimentar e nutricional, e surge como resposta ao aumento da pressão social em relação à imagem corporal, à prevalência do estereótipo de beleza e corpo, e para minimizar os impactos causados pelas estratégias de marketing digital que estimulam a utilização de “prova social”.
Fonte: Gazeta da Semana
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