Dos alimentos ao lanche
Notícia

Notícia

Dos alimentos ao lanche

Dos alimentos ao lanche

O ano letivo começou na maioria das escolas. Esteja o aluno na escola pública, conveniada ou particular, uma das preocupações dos pais e responsáveis por ele, é com as refeições que consome no ambiente escolar.

 

Na escola de educação básica, independente do seu vínculo administrativo, é indispensável a presença do nutricionista para orientar a operacionalização das refeições dos alunos nos seus diversos aspectos. É imprescindível que os responsáveis pelos alunos procurarem informações sobre a alimentação dos alunos nas escolas.

 

Geralmente tratada como “alimentação escolar”, ou “lanche escolar” ou ainda, “merenda escolar”, essa refeição requer cuidados tanto quanto às demais, tais como: fornecer alimentos contendo nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento dos alunos, e adequada às suas condições de saúde, em proporção ao tempo de permanência do aluno na escola, ao tipo de recipiente utilizado para transportar os alimentos, aos cuidados higiênicos sanitários é tão importante quanto aos próprios alimentos e a alimentação. A atenção à hidratação também.

 

De forma geral, os principais cuidados são:

 

1.           Oferta de alimentos contendo nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento dos alunos: os alimentos in natura e variados devem ser à base da refeição consumida pelo aluno na escola, conforme as práticas alimentares locais e da familiar. Evitar tanto quanto possível, a presença de alimentos com açúcar adicionado, e ricos em óleos e gordura e sal favorece a alimentação adequada e saudável

 

2.                 Adequação às condições de saúde: pode haver interferência negativa dos alimentos à saúde das pessoas e dos alunos também. As intolerâncias, as alergias, os transtornos do desenvolvimento e do organismo, podem necessitar de atenção específica na alimentação, com orientação de nutricionista, após diagnóstico médico;

 

3.                 Proporção adequada dos alimentos ao tempo de permanência do aluno na escola: deve estar adequada aos horários de consumo do lanche na escola, bem como ao tempo que o alunos permanece na escola e qual é a organização da escola: um, dois, três ou mais lanches?

 

4.                 Utensílio utilizado para transportar os alimentos: deve estar limpo, com possibilidade de fechamento seguro, sem causar vazamento, que mantenha tanto quanto possível, a temperatura do alimento quando requerer baixas temperaturas, possibilitando aquecimento de forma segura, quando necessário. É pertinente que os alimentos como frutas inteiras ou secas, pães com recheio, bolos estejam em embalagem separada dos alimentos como as frutas picadas, sucos favorecendo o consumo na condição aceita pelo aluno;

 

5.                 Os cuidados higiênicos sanitários são necessários por quem prepara e organiza os lanches, na sua forma e condição de transporte, quanto pelo aluno. Há alimentos e preparações que devem permanecer em refrigeração ou em temperatura alta (quente), mas se preparados rapidamente e colocados para transporte em recipiente térmico, favorecerá o seu consumo pelo aluno até o intervalo, em temperatura segura. A presença de barras ou bolsas térmicas ou ainda em gel, favorece a manutenção da temperatura fria ou quente no máximo até o momento do intervalo. Quem prepara os lanches do aluno precisar ter atenção aos prazos de validade dos alimentos. O aluno precisa ter orientação para higienizar suas mãos antes de consumir suas refeições, inclusive seus lanches na escola.

 

6.                 Consumo regular de água: fundamental à vida, auxilia na hidratação, na utilização adequada dos nutrientes, na manutenção da temperatura corporal adequada, em estado adequado de saúde favorece também o bom funcionamento do organismo em geral.

 

O bem-estar e a aprendizagem do aluno dependem em grande parte da alimentação adequada e saudável, por isso, atenção a essa questão.

 

 

Por Jeanice de Azevedo Aguiar - CRN3 8011, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região


Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais lendo nossa política de privacidade e politica de cookies. E ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.