Notícia
Comissão de Assuntos Sociais aprova regulamentação da profissão de técnico em nutrição e dietética
22 de Maio de 2024
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei 4.147/2023, que regulamenta a profissão de técnico em nutrição e dietética (TND). O PL, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT/DF), recebeu relatório favorável do senador Fabiano Contarato (PT/ES) e agora segue para o Plenário. Após essa etapa, só ficará faltando a sanção presidencial para o projeto virar lei, fruto de um trabalho intenso do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN) com os parlamentares, que tomou força nesses últimos três anos de relacionamento institucional.
De acordo com o PL, os técnicos em nutrição e dietética devem atuar no treinamento de pessoal em serviços de alimentação, no acompanhamento da produção de alimentos e na supervisão do trabalho da equipe de cozinha. Os TNDs podem ainda fazer parte de grupos destinados à pesquisa na área e ao acompanhamento da produção e industrialização de alimentos.
O projeto também estabelece que a designação e o exercício da profissão são privativos daqueles com diploma expedido por escolas de nível médio ou de cursos profissionalizantes de técnico em nutrição e dietética. O exercício profissional dos técnicos deve ser supervisionado por um nutricionista devidamente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua respectiva área de atuação.
A diretora do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Manuela Dolinsky, presente na votação, afirmou que a decisão representa um marco importante para a profissão de técnicos em nutrição e dietética no Brasil. “Já faz quase três anos que a tramitação do PL no Congresso Nacional teve um impulso considerável, o que permitiu hoje sua aprovação na última comissão do Senado antes de ir ao Plenário. Foi uma luta incansável nas comissões da Câmara dos Deputados e estamos confiantes na aprovação pelos senadores. Esse projeto reconhece e valoriza o papel fundamental desempenhado pelos técnicos em todo o pais.”
Também estiveram presentes na votação a nutricionista Jeanice de Azevedo Aguiar, conselheira do CRN-3, a técnica Maria de Lourdes Santos Sousa, presidente do Sindicato dos Técnicos em Nutrição e Dietética do Estado de São Paulo (Sintenutri), e a assessora parlamentar do CFN, Gerlane Alves.
Tramitação
O PL também altera a Lei 6.583, de 1978, que trata dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas. Eles passarão a ser designados Conselhos Federal e Regionais de Nutrição.
Texto: CFN
Foto: Rafael Ortega
Recentes
Mais notíciasNova gestão do CFN assume compromisso de inovação e fortalecimento da profissão
Diversidade real - A beleza e a saúde vem em todas as formas e tamanhos
CRN-3 destaca avanços com participação no Lean Summit Saúde 2024
CRN-3 Recebe Prêmio por Campanha Nutrição sem Estereótipos na 8ª Conferência de Conselhos Profissionais