TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO - USO DO TERMO DOUTOR

1. O profissional pode utilizar titulo de especialista?

Sim. O CRN-3 registra os títulos de especialistas validados e emitidos pela ASBRAN, nas áreas de alimentação coletiva, nutrição clinica, saúde coletiva, nutrição em esporte e fitoterapia, conforme determina a Resolução CFN n° 416/2008 (institui o registro no âmbito do Sistema CFN/CRN do Título de Especialista conferido pela ASBRAN).

Para outras informações sobre os títulos de especialistas emitidos pela ASBRAN, sugerimos o acesso ao site (http://www.asbran.org.br/titulo.php).

“Contudo, uma vez o profissional sendo portador de certificado de conclusão de curso de especialização na área de nutrição, por entidade reconhecida, é seu direito apontar em currículo a realização do mesmo, o que não o caracteriza como especialista, mas sim como detentor de certificado de especialização, apresentando-se “com curso de especialização..”. Ainda, poderá apresentar a sua prática divulgando-a por meio da expressão “com experiência em/no...”.

2. Quais os documentos necessários para registrar o titulo de especialista no Conselho?

Requerimento e certificado do titulo de especialista (ASBRAN) original e cópia;

3. É cobrado para registrar o título de especialista no Conselho?

Sim. Será cobrada uma taxa, conforme Resolução CFN.

4. Como posso enviar os documentos para registrar o título de especialista?

A documentação deve ser entregue na sede ou delegacias do CRN-3, por terceiros ou pelo correio, não sendo estes aceitos por e-mail.

5. O nutricionista pode utilizar o título de Doutor?

Conforme Decisão nº 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas é permitido o nutricionista o uso do título de doutor, embora não seja obrigatório tal uso.