NOTÍCIAS

Agosto Dourado: Conheça os benefícios da amamentação

Neste primeiro dia do mês de Agosto, iniciamos a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Este é o momento de exaltarmos o ato que representa a primeira grande ação de amor e de saúde das mães para o bebê: a amamentação. Os benefícios desse tipo de alimentação, considerado o mais completo e equilibrado do ponto de vista nutricional para o bebê, são inquestionáveis.

O aleitamento materno influencia no melhor desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual da criança, ajuda a reduzir a probabilidade do desenvolvimento de doenças como diabetes e infecções respiratórias, além de diminuir o número de casos de desnutrição, diarreia e até de cáries. Para as mães, também há diversas vantagens. O ato de amamentar reduz riscos de hemorragia e de anemia no pós-parto, diminui a possibilidade de câncer de útero e ovário após a menopausa, bem como de doenças cardíacas e diabetes. Isso sem deixar de destacar o aumento da autoconfiança, da autoestima e da melhor adaptação ao bebê.

Em 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um estudo de revisão (quando outras pesquisas envolvendo o tema são analisadas) com uma série de benefícios da amamentação descobertos ao longo do tempo, como a pontuação maior em testes de inteligência. E em abril deste ano, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicaram um guia de 10 passos para aumentar o apoio ao aleitamento materno nos centros de saúde que prestam serviços de maternidade e neonatologia.

A informação sobre a importância do aleitamento materno precisa chegar para todas e todos. Para isso acontecer, é fundamental o trabalho de políticas públicas e da comunicação com a população. Um exemplo é o Agosto Dourado, instituído no ano passado com o objetivo de promover em todo o Brasil, durante este mês, campanhas de promoção e esclarecimentos a respeito da amamentação.

Confiram abaixo a notícia no site da OMS com as orientações para promover o aleitamento materno, e também o documento original em inglês com os “Dez passos para uma amamentação de sucesso”

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5631:oms-e-unicef-lancam-novas-orientacoes-para-promover-aleitamento-materno-em-unidades-de-saude-de-todo-o-mundo&Itemid=820


“Dez passos para uma amamentação de sucesso”
http://www.who.int/nutrition/bfhi/ten-steps/en/

O #CRN3apoia esta causa! Faça parte você também ;)