NOTÍCIAS

Boletim de atividades do CRN-3 – Junho/Julho

Nas últimas semanas, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região segue participando de reuniões com o poder público para fomentar a presença do nutricionista no atendimento socioassintencial e de saúde, e também promovendo encontros para debater a formação superior da categoria. Confira também os detalhes do Fórum dos Representantes Externos do CRN-3, que teve a participação de Aline Cardoso, Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. 

 

Oficina do Guia Alimentar para menores de 2 anos em Mato Grosso do Sul

A Conselheira do CRN-3, dra. Maria Cristina Bignardi, e a dra. Dulce Ribas, do Conselho Federal de Nutricionistas, participaram da oficina de revisão do Guia Alimentar para menores de 2 anos, na secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul. O encontro foi realizado em 26 de junho, com o objetivo de avaliar a nova proposta do guia, fomentar a discussão do conteúdo para a consulta pública e consolidar as considerações feitas ao novo guia. Também estiveram presentes as nutricionistas fiscais dra. Ana Lucia Saraiva e dra. Paula Renata Carvalho. 

 

Encontro com representantes da Prefeitura de São Paulo 

A Gerente Técnica, dra. Lúcia Helena Bertonha e o Coordenador Geral de Fiscalização, dr. Luiz Paulo de Carvalho Junior, participaram em 27 de junho de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMDAS, da Prefeitura Municipal de São Paulo. No encontro, os representantes do CRN-3 prestaram esclarecimentos sobre a contratação de nutricionistas RT para os serviços socioassistenciais da Secretaria, com o objetivo de abrir espaços para o nutricionista nestas entidades, aprimorando o atendimento à população. 

 

Fórum dos coordenadores de graduação em Mato Grosso do Sul

O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS recebeu coordenadores de graduação e professores de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul para debater a formação do Nutricionista.

O encontro, organizado pela Comissão de Formação Profissional do CRN-3 no dia 03 de julho, fomentou uma discussão sobre as diretrizes curriculares do curso superior de nutrição, com o objetivo de atualizar os documentos que norteiam a estruturação do curso. 

Estiveram presentes a gerente técnica dra. Lúcia Helena Bertonha, a conselheira dra. Cristina Bignardi e dra. Dulce Ribas, conselheira suplente do CFN e professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.  

 

Fórum dos Representante Externos 

Os representantes externos do CRN-3 se reuniram na sede do Conselho em 05 de julho para falar das atividades desenvolvidas por estes profissionais em diversos órgãos municipais e estaduais que trabalham com alimentação escolar e segurança alimentar. 

O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS indica membros para os Conselhos Municipais de Saúde de diversas cidades em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, e atua também no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado e do Município. Os nutricionistas que participam destes órgãos trabalham no desenvolvimentos de políticas públicas na área da saúde e da alimentação, prezando pela constante melhora das condições de vida da população. 

O evento teve a participação de Aline Cardoso, Secretária Municipal de Trabalho e empreendedorismo da prefeitura de São Paulo, pasta também responsável pelo abastecimento da capital. Aline falou sobre os desafios da distribuição dos alimentos no município, das políticas de combate ao desperdício implementadas na gestão, e também o papel dos nutricionistas na elaboração de políticas públicas na área de alimentação e nutrição.