NOTÍCIAS

Indicação de livros sobre Nutrição

Aprofundar o conhecimento sobre a atuação do Nutricionista é essencial para conquistar espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Por isso, o CRN-3 indica a leitura de alguns livros que podem aprimorar as técnicas essenciais no dia a dia da Nutrição. "Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da Nutrição" (Org. Sonia Tucunduva Philippi), "Nutrição e Gastronomia" (Orgs. Sonia Tucunduva Philippi e Ana Carolina Almada Colucci) e "Tabela de composição de alimentos – suporte para decisão nutricional" (Org. Sonia Tucunduva Philippi) são obras que trazem os fundamentos básicos da Nutrição, como o que são os grupos de alimentos e as porções alimentares, além de uma visão multidisciplinar sobre comida e sociedade, os hábitos alimentares, a neurogastronomia e os negócios da alimentação. Outra obra importante, que trata dos desafios profissionais do nutricionista é a “Nutrição: Visão Atual e do Futuro (Orgs: Roberta Soares Lara e Lara Cristiane Natacci). 

Confira as sinopses abaixo, Consulte estes livros e atualize-se:

Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da nutrição

3ª edição revisada e atualizada 

Sonia Tucunduva Philippi (Org.)

Em sua terceira edição, a obra Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da nutrição apresenta: 

• O que são e em que consistem os grupos de alimentos e as porções alimentares; 

• Os nutrientes implicados nos efeitos de tais alimentos; 

• O motivo pelo qual eles devem ser recomendados; 

• As proporções adequadas; 

• Comentários baseados no Guia alimentar para a população brasileira. 

O livro esclarece, de forma prática e aplicativa, a funcionalidade e a importância que os alimentos exercem no organismo humano. 

Com base nos novos avanços do conhecimento, demonstra que a quantidade adequada e a proporção ideal para cada estágio de vida resultam em benefícios como melhor aprendizagem e retardamento de doenças crônicas não transmissíveis. 

De forma didática, esta nova edição transmite os fundamentos básicos da ciência da nutrição, baseados em evidências científicas, contribuindo para a atualização de nutricionistas, acadêmicos e profissionais da área da saúde, educação, alimentação e nutrição.

Nutrição e Gastronomia

Sonia Tucunduva Philippi e Ana Carolina Almada Colucci (Orgs)

A obra traz uma visão multidisciplinar inovadora e aborda: 

• Comida e sociedade, hábitos alimentares, prazer e saúde, alimentação 

saudável, neurogastronomia, olhar antropológico e a gastronomia brasileira. 

• Negócio da alimentação, saudabilidade, a arte e a técnica de planejar cardápios, com modelos variados. 

• Gastronomia hospitalar, vegetarianismo, gastronomia funcional, restrições alimentares, Slow Food, orgânicos, segurança dos alimentos, gastronomia infantil e para esportistas. 

• Confeitaria, panificação, garde manger, cozinha internacional, brasileira, bebidas e vinho.

Seus capítulos foram escritos por renomados especialistas com abordagens desafiadoras, com conceitos baseados em evidências recentes e inovadoras, e com reflexões que com certeza instigarão novas condutas. Trata-se de referência para acadêmicos e profissionais de Nutrição, Gastronomia e Alimentação.  

Tabela de composição de alimentos – suporte para decisão nutricional 

6ª edição revisada e atualizada

Sonia Tucunduva Philippi

A obra surgiu da necessidade de uma tabela de composição de alimentos atualizada, com alimentos consumidos em sua forma usual e informações sobre seus principais nutrientes. Elaborada com base em pesquisas sobre consumo de alimentos em indivíduos e populações, traz informações sobre alimentos industrializados, com as respectivas marcas comerciais, preparações culinárias mais habitualmente consumidas, bem como alimentos in natura. 

Cedida ao Ministério da Saúde em 2001, esta Tabela foi utilizada quando da introdução da política de rotulagem obrigatória dos alimentos, para auxílio no cálculo de energia, macro e micronutrientes. Desde então passou a ser adotada em cursos de Nutrição por todo o Brasil.

Com mais de 57.000 exemplares vendidos em todo o Brasil, contém mais de 2.500 itens com valores para energia e 33 nutrientes em 100 gramas do alimento; apresenta valores para alimentos in natura, industrializados e preparações mais comuns, como arroz, feijão, pizza e fast foods; contém preparações regionais, como acarajé, feijoada e pato no tucupi, entre outros.

O livro é indicado para planejamento dietético; cálculo do valor nutritivo de alimentos; diagnóstico efetivo do consumo alimentar e planejamento de políticas públicas.

Nutrição: Visão atual e do Futuro 

Orgs: Roberta Soares Lara e Lara Cristiane Natacci

 Este livro aborda a importância de uma alimentação adequada levando em consideração os desafios atuais e oferece informações que permitem o desenvolvimento profissional do nutricionista em diversos segmentos (alimentação coletiva, nutrição clínica, nutrição esportiva, saúde pública, indústria de alimentos, fitoterapia etc). Traz também capítulos sobre a docência e sobre assuntos voltados à comunicação, coaching e aspectos comportamentais. Dessa forma, norteia as ações para o exercício legal da profissão e promove o conhecimento das diferentes especialidades na área de atuação profissional.