NOTÍCIAS

CRN-3 promove cerimônia de premiação para os técnicos em nutrição e dietética

Profissionais da nutrição compareceram na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS para a cerimônia de premiação do Concurso de Vídeos Técnico em Nutrição em Ação, no último sábado, 30/06. A iniciativa integra as comemorações ao Dia do Técnico em Nutrição e Dietética, celebrado em 27 de junho, e representa os esforços do CRN-3 para prestigiar os Técnicos em Nutrição e Dietética (TNDs).

Também estiveram presentes Maria de Lourdes, presidente do Sindicato dos Técnicos em Nutrição e Dietética do Estado de São Paulo (Sintenutri), e a dra. Angélica Marques de Pina Freitas, diretora do Conselho Técnico-Científico da Associação Paulista de Nutrição (APAN).   

O evento foi aberto pela Presidente do CRN-3, dra. Denise Hernandez, que destacou a importância do trabalho conjunto de técnicos e nutricionistas em Unidades de Alimentação e Nutrição.

A dra. Lúcia Helenena Bertonha, gerente técnica do CRN-3, fez uma apresentação sobre a legislação que regulamenta as atribuições dos TNDs, esclarecendo algumas definições da Resolução CFN 605/2018 que trata das áreas de atuação do Técnico em Nutrição e Dietética.

O encontro ainda teve a palestra de Maiane Bertoldo Lewandowski, psicóloga, Life e Executive Coach e Consultora de Desenvolvimento Organizacional. Maiane trabalha com gestão de pessoas na área hospitalar, e fez algumas dinâmicas com o público, e também falou sobre atitudes positivas no trabalho, abordando os conceitos de felicidade, reconhecimento e motivação.

Para fechar o evento, os três TNDs finalistas do Concurso de vídeos Técnico em Nutrição foram homenageados e subiram ao palco do auditório para falar sobre suas experiências na profissão.

O primeiro classificado foi o TND Alex de Almeida Vieira, com o vídeo “Evitando o desperdício de alimentos em UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição)”. Em segundo lugar ficou a TND Joceli Silvestre Fernandes, com “O dia a dia do Técnico de Nutrição no Banco de Leite Humano. Já o terceiro colocado foi o TND Rogério Firmino da Conceição, com o vídeo “Digestão dos alimentos e hábitos de higiene”.

O vencedor Alex de Almeida Vieira é Técnico em Nutrição há quatro anos e trabalha no Departamento de Alimentação e Bebidas do Casa Grande Hotel, no Guarujá (SP). Ele conta que, em seu cotidiano profissional no hotel, acompanha todo o processo dos alimentos, do recebimento à distribuição, sempre observando o Manual de Boas Práticas do Nutricionista.

“O vídeo mostra o resultado de um projeto de redução de desperdício que implantamos no hotel”, diz Alex. “O Casa Grande é um hotel cinco estrelas bem conceituado e, só no refeitório dos funcionários, servimos cerca de 300 refeições por dia. Quando começamos a coletar os dados, descobrimos que eram desperdiçados perto de 400 quilos de alimentos por mês. Esse volume permitiria que servíssemos refeições de meio quilo cada para 800 pessoas. Com um intenso trabalho de conscientização, por meio de cartazes, folders e outras ações, conseguimos reduzir o desperdício de alimentos para cerca de 80 quilos/mês”, diz o vencedor do concurso.  

A segunda colocada, Joceli Silvestre Fernandes, TND que trabalha no Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (SP), fez o vídeo para mostrar aos nutricionistas que os bancos de leite humano oferecem um excelente campo de trabalho. “Fiz o concurso público pensando em trabalhar na área de alimentação do hospital e me surpreendi ao ser designada para o banco de leite. Aqui eu acompanho todo o processo, desde a busca do leite na casa das doadoras; faço a pasteurização; o controle de qualidade; fraciono e organizo a distribuição. É um trabalho muito gratificante e eu queria divulgar essa possibilidade profissional”, afirma Joceli.

O terceiro colocado, o TND Rogério Firmino da Conceição, elaborou o vídeo com base em um trabalho acadêmico da disciplina Nutrição Social da graduação em Nutrição, que cursa na UNIABC (Universidade do ABC). Ele está terminando a faculdade e, em agosto, deverá pedir o registro de Nutricionista no CRN-3. “Hoje sou inspetor de alunos na C.E.U EMEF Tatiana Belinky, em Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Assim que conseguir o registro vou trabalhar com meus professores em um centro de educação esportiva e nutrição. Mas o meu sonho é ser professor nos cursos técnicos de Nutrição das ETECs, em São Paulo”, narra Rogério.