NOTÍCIAS

Em congresso de gestores públicos, CRN-3 destaca atuação do Nutricionista


A inserção do Nutricionista nas Políticas Públicas. Este foi o tema abordado por dra. Denise Hernandez, presidente do CRN-3, nesta quarta-feira (4), durante o 62º Congresso Estadual de Municípios (CEM), que acontece de 2 a 7 de abril em Santos (SP).

Em sua palestra, além de citar a abrangência da atuação do nutricionista na assistência à saúde dos municípios, Hernandez traça o panorama nutricional brasileiro e aponta dados registrados de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) pelo MS/VIGITEL 2016, entre eles: 53,8% dos brasileiros estão acima do peso, e o crescimento de 61,8% do número de pessoas diagnosticadas com diabetes em 10 anos.

Dentre outras abordagens, Denise finaliza sua apresentação ressaltando a importância do nutricionista para a sociedade: “cada vez mais o nutricionista é indispensável no planejamento e na execução de políticas públicas, principalmente na atenção nutricional que compete ao SUS. O nosso propósito é respeitar, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação.”

Em seguida, também representado a categoria, o presidente do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo (Sinesp), dr. Ernane Silveira, ministrou palestra sobre alimentação escolar. Com stand desde o início do congresso, as duas entidades recebem gestores públicos e distribuem material orientativo sobre as atribuições e capacidade técnica do nutricionista para promoção da saúde.