NOTÍCIAS

TND: um agente essencial na área nutricional

Em diversos setores do mercado de trabalho, o Técnico em Nutrição e Dietética orienta procedimentos gastronômicos e garante a qualidade de processos de produção

Em parceria com o nutricionista, o Técnico em Nutrição e Dietética (TND) é o profissional que desenvolve inúmeras atividades nos diferentes setores do mercado de trabalho que envolvem alimentação e nutrição. Sua formação o torna essencial para acompanhar e orientar os procedimentos culinários de pré-preparo e preparo de refeições e alimentos, controle técnico de serviços como compras, armazenamento, custos, quantidade, qualidade, aceitabilidade, entre outros, sempre conforme planejamento definido pelo nutricionista.

A área de atuação do TND se amplia à medida que surgem novas oportunidades de atendimento em nutrição clínica, unidades hospitalares e de diálise, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), ambulatórios e consultórios, lactários, sondá- rios, hospitais-dia, terapia nutricional, entre outras esferas.

 

Atuação em ambiente hospitalar

Na Unidade de Nutrição e Dietética (UND), as ações do TND influenciam diretamente a recuperação dos pacientes. Considerando seu quadro clínico, geralmente, em processo de recuperação, o profissional precisa direcionar uma atenção redobrada ao controle de segurança alimentar e ao quadro nutricional. 

“Por diversos fatores, o ambiente hospitalar pode desencadear a desnutrição do paciente, que é ampliada de acordo com o tempo de sua internação”, esclarece a nutricionista Lenita Borba. “O TND tem um papel fundamental na qualidade dos processos de produção de alimentos e aprimoramento da gastronomia, que influencia diretamente a aceitação alimentar”, completa. 

Seu papel profissional vai além da qualidade microbiológica. “O ato de alimentar envolve diversas emoções e sensações, além dos aromas, sabores, aparência, consistência e temperatura, que são condições influenciadoras para aceitação alimentar do paciente”, observa Lenita.

 

Food Service: mercado em expansão para o TND

O mercado de food service (alimentação fora do lar) no Brasil cresce a passos largos. De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), na última década, o setor movimentou mais R$ 170 bilhões por ano. 

O sistema de food service é segmentado por vários tipos de operação e caracteriza-se como um mercado complexo e promissor para o TND. “É necessário considerar não somente o preparo e fornecimento de refeições, mas também toda a cadeia produtiva, seu contexto de produção, distribuição, insumos, equipamentos e serviços”, comenta Viviani Fontana, nutricionista e TND.

No entanto, assim como em outros setores em crescimento, a concorrência aumenta cada vez mais e o profissional necessita de conhecimentos que vão além dos adquiridos durante o curso técnico. “O TND precisa aprofundar seus conhecimentos na área de gastronomia e segurança de alimentos, além de compreender as tendências em alimentação, com uma boa dose de adaptabilidade às mudanças, percepção de gestão de negócios e administração”, orienta.