NOTÍCIAS

Reeducação alimentar a distância é possível pelo programa da Telenutrição

Inovação tecnológica facilita o acesso ao atendimento nutricional

A cada ano, a obesidade aumenta cerca de 1% entre os adultos, revela o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde. O crescimento do excesso de peso em todas as faixas etárias e de renda mostra a necessidade de medidas para o controle e prevenção do ganho de peso, caso     contrário, em cerca de 20 anos, 70% dos brasileiros estarão com excesso de peso no país, apontam dados da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Com o objetivo de melhorar a saúde nutricional pela prevenção e bem-estar, há pouco mais de um ano, a área de nutrição clínica no Brasil disponibiliza uma tecnologia que facilita o acesso e amplia o alcance ao paciente para o atendimento a distância, a Telenutrição.

De acordo com a nutricionista e coordenadora de Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, Silvia Maria Fraga Piovacari, a Telenutrição é uma ferramenta criada para fortalecer o vínculo do nutricionista com o paciente de modo contínuo e em favor do tratamento, sem a necessidade de encontro presencial. “É um trabalho realizado exclusivamente por nutricionistas, com o objetivo de auxiliar adultos e idosos a adotar hábitos alimentares saudáveis utilizando estratégias educacionais e motivacionais”, explica.

O Serviço de Nutrição Clínica, em parceria com o Departamento de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, gerencia o atendimento pela Telenutrição, com foco no incentivo motivacional pelo contato contínuo do programa de obtenção de peso saudável. “Existem fortes evidências na literatura de que o uso de estratégias motivacionais pelo telefone ou videoconferência pode ser eficaz para ajudar adultos com excesso de peso ou com deficiência física a manter ou reduzir seu peso corporal e para aconselhar indivíduos que participam de um programa de estilo de vida abrangente”, diz.

 

Como funciona a Telenutrição

Os pacientes da Telenutrição participam do Programa de Reeducação Alimentar #PRAVocê. Para iniciar, é necessário instalar no computador ou tablet uma plataforma específica de chamadas de áudio e vídeo para a troca de mensagens. O #PRAVocê tem duração de seis meses, com três consultas presenciais e sete teleconsultas. Durante esse período, são feitas avaliação nutricional antropométrica (registro de medidas do corpo), composição corporal seriada por bioimpedância (fornece dados de massa magra, gordura e água corporal), prescrição dietética e triagem de sarcopenia (perda de força, desempenho e massa muscular) – que é feita geralmente em idosos.

 

Os benefícios das inovações tecnológicas para o nutricionista

Para Silvia, essas tecnologias demonstram um futuro promissor no gerenciamento e acompanhamento a distância. “Tendo em vista que o ganho e o reganho de peso são problemas comuns na população, o uso de vídeo ou teleconferência para a gestão do peso em longo prazo pode ser uma ferramenta importante”, observa. “Há indicativos de benefícios orientados por essas tecnologias, como a perda de peso ao aderir à mudança de comportamento alimentar e inclusão de atividade física em sua rotina”, relata.

Os nutricionistas podem utilizar os recursos tecnológicos e inovadores como uma estratégia para alcançar comunidades, com foco em prevenção, tratamento e bem-estar, e proporcionar melhor experiência para o paciente. “O nutricionista tem compromisso com a saúde populacional para auxiliar no controle das condições crônicas e, possivelmente, na redução dos custos per capita dos cuidados com a saúde. Uma estratégia para atender a essa realidade é um avanço e, quando vinculada a uma instituição de saúde, garante a autenticidade profissional”, destaca ela, que faz uma ressalva: “Independentemente da estratégia, o mais importante é que o atendimento nutricional deve ser feito com responsabilidade"

Texto da edição nº 15 da Revista CRN3, para conferir na íntegra, acesse: https://goo.gl/WVB4ho