NOTÍCIAS

22 de março - Dia Mundial da Água

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, 22 de março, ressalta a sua importância para a nossa sobrevivência e faz um alerta sobre a necessidade de manter esse recurso disponível.

Consumo

A água é essencial ao processo digestivo, garante o equilíbrio das funções orgânicas. Também permite o transporte de nutrientes para células, assim como a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos. Em média, recomenda-se consumir de 2 a 3 litros de água por dia. 

Perda de apetite, tontura, enjoo, dificuldade de concentração, baixo desempenho físico são alguns do sintomas quando não se bebe a quantidade necessária de água, que varia de acordo com cada pessoa, dependendo de fatores como idade, peso, atividade física, tipo de trabalho que realiza, clima e temperatura local. 

Vale ressaltar que consumir água em excesso é também prejudicial à saúde, podendo trazer efeitos adversos, equivalentes a uma intoxicação, como a hiponatremia e a rabdomiólise. Para aprofundar a leitura, o CRN-3 sugere a leitura da Revista CFN, Nº 50, disponível através do link: https://goo.gl/84hzY8