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Cuidados extras com a alimentação durante o carnaval

Por Lara Natacci

No Carnaval, e nesse tempo mais quente, vale tomar alguns cuidados extras: a alimentação deve ser leve para evitar transtornos intestinais, procure ingerir muitos líquidos (de preferência água ou sucos), e programa tempos de repouso. 

Um bom exemplo de alimentação antes da folia é uma refeição leve e rica em carboidratos, complexos e moderada em gorduras. Uma massa integral não muito cheia de molhos gordurosos é uma alternativa: por exemplo, macarrão integral com molho de tomates frescos. Frutas também são ricas em carboidratos e fibras, além de água, e podem até ser uma opção para durante a festa, além de oleaginosas. A água é muito importante para evitar a desidratação, pois transpiramos muito nestes casos.

Para não ter muito trabalho na elaboração das refeições, além das massas, que são fáceis de fazer, pode-se optar pelos sanduíches, lembrando de incluir sempre vegetais (fazendo um tipo de sanduíche natural). Um bom exemplo: pão integral, queijo ou requeijão magros, folhas de alface e tomate e cenoura ralada. Para beber, que tal suco de frutas?

É interessante evitar o excesso de consumo de alimentos ricos em gorduras, como molhos gordurosos (molhos brancos, por exemplo), carnes gordas, pois possuem digestão lenta e podem causar desconfortos intestinais. O sal também deve ser moderado para não causar retenção de líquidos.

No caso de consumo de bebidas alcoólicas, é importante não estar de estômago vazio, e também alternar com a ingestão de bebidas não alcoólicas (por exemplo, tomar uma dose de whisky e logo depois um copo de suco ou água). Isso mantém a hidratação e diminui o volume de ingestão da bebida alcoólica. Só beber e não comer pode ser muito ruim, por causa das consequências do consumo da bebida alcoólica no organismo, sobretudo no fígado e sistema nervoso central. Além disso, as bebidas alcoólicas são ricas em calorias e pobres em nutrientes, causando uma “falsa” sensação de saciedade.

Que tal dar uma olhada na recomendação do Ministério da Saúde: 1 dose para mulheres e 2 para homens, alternando com muita água, sem o estômago vazio!

 

Lara Cristiane Natacci é nutricionista, doutoranda em educação e saúde, com foco em Comportamento Alimentar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) É mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, e Coach de Bem Estar pela American College of Sports and Medicine. Fez especialização em Nutrição Clinica Funcional na UNIB, em Distúrbios do Comportamento Alimentar na Université de Paris 5 René Descartes – Paris, França e em Bases Fisiológicas da Nutrição no Esporte na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP -  São Paulo, Brasil

 

É autora dos livros:

  1. Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar. São Paulo: Editora Atheneu, 2008
  2. Dietbook Terceira Idade – Tudo o que você deve saber sobre alimentação e saúde depois dos 60 anos. São Paulo: Editora Mandarim - Grupo Siciliano, 2001.
  3. Dietbook Gestante – Tudo o que você deve saber sobre alimentação na gestação e introdução de alimentos para recém-nascidos. São Paulo: Editora Mandarim - Grupo Siciliano, 2000. Reeditado em 2015 pela Editora Atheneu.
  4. Dietbook Júnior – Tudo o que você deve saber sobre Alimentação e Saúde de Crianças e Adolescentes. São Paulo : Editora Mandarim - Grupo Siciliano, 2000.
  5. Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde. São Paulo : Editora Mandarim - Grupo Siciliano, 1999.

 

É idealizadora e mantenedora do site www.dietnet.com.br , na internet desde 1997